terça-feira, 4 de outubro de 2011

Plano de aula - As Borboletas


PLANEJAMENTO COM HIPERTEXTO
1 – IDENTIFICAÇÃO
1.1. DISCIPLINA: Língua Portuguesa /Ciências/Arte/Matemática
1.2. PÚBLICO ALVO: 1ª ano do Ensino Fundamental
1.3. PROFESSORAS: Marly da Cunha Miranda e Rubeniza de F Barbosa
1.4. ESTABELECIMENTO: Escola prof ª Vilma Vieira
1.5. MUNICÍPIO: Vilhena – Rondônia
1.6. BLOG: http//educar é arte.blogspot.com


2_ CONTEÚDO:

LÍNGUA PORTUGUESA-Gênero textual: poema – os efeitos sonoros, o ritmo, as rimas - “As borboletas de Vinícius de Moraes”;
_ Inferência de informações – implícitas e explícitas;
_ Recitação do poema, valorizando os aspectos fônicos: rimas, ritmo.
C
IÊNCIAS
-Os animais: insetos / borboletas/metamorfose.
ARTE
-Dobraduras – borboleta.
MATEMÁTICA-Figuras geométricas/simetria/cores.

3 - OBJETIVO GERAL:
Fazer uma leitura compartilhada, interpretando o sentido geral do texto.


4- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Pesquisar na internet através dos links oferecidos no poema;
· Relacionar o sentido do texto lido às imagens apresentadas no vídeo;


5 – DESENVOLVIMENTO E ATIVIDADES:
-Conversar sobre a importância da escuta e sobre o ouvir poemas;
-Perguntar aos alunos o que é poema. Em seguida trabalhar as características do gênero textual apresentado (oralmente).
-Repassar a cópia de alguns poemas para a turma obter mais conhecimento do assunto.
-Apoiando na explanação do conteúdo, construir com a turma um painel coletivo - as características do gênero poema. Afixar em um ponto estratégico da sala, para auxiliar nas produções futuras.
-Em seguida apresentar o poema a ser trabalhado - “As borboletas de Vinicius de Moraes”.
-Levar as crianças no laboratório de informática para entrar no meu blog para assistir os vídeos.
-Apresentar para os alunos no data show o poema “As borboletas” e fazer um link na palavra “borboletas”, onde poderão obter várias informações a respeito do animal;
-Entregar uma cópia do texto (ilustrado) e realizar as diversas modalidades de leitura: silenciosa, em voz alta, exploratória de imagens e jogralizada com o objetivo de memorização;
-Apresentar o vídeo sobre a metamorfose da borboleta.
-Em seguida o professor partilhará com as crianças informações sobre as borboletas (por exemplo, o porquê das cores desse inseto, a sua metamorfose, onde vive e a necessidade de preservação da espécie, etc.).
-Depois de trabalhar o poema, confeccionar em cartolina fichas contendo os versos do texto trabalhado. Separar as crianças em grupos para montar o texto original e em seguida colar no cartaz.
-Podemos também recriar histórias com as crianças e refazer poesias, como a de Vinicius de Moraes, substituindo escuridão por outros adjetivos.
-A partir dessa poesia, tão conhecida, podemos trabalhar com cores variadas, pintando borboletas de papel, destacando a beleza de todas as cores, inclusive da cor preta e fazendo uma bonita exposição de painéis.
-Aproveitando a “caixa surpresa – metamorfose da borboleta”, trabalhar o sólidos geométricos e cores.
-Para fazer a culminância do planejamento, podemos sugerir a confecção de dobraduras de borboletas com as crianças.



6- TEMA: ANALISANDO POEMA USANDO HIPERTEXTO

AS BORBOLETAS


Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas

Borboletas brancas
São alegres e francas.

Borboletas azuis
Gostam muito de luz.

As amarelinhas
São tão bonitinhas!

E as pretas, então…
Oh, que escuridão!


Vinícius de Moraes

7 _ TEMPO ESTIMADO: duas semanas
8 - RECURSOS METODOLÓGICOS:
- Computador;
- Internet;
- Data Show;
- Lousa.
· - Material do aluno: caderno, lápis,borracha , lápis de cor, giz de cera, papel colorido, cola,papel, etc.
Cartolina;
Sulfite;
http://www.youtube.com/watch?v=ryuWHNlomek

9 – AVALIAÇÃO:Durante todo as atividades trabalhadas podemos observar o avanço de cada aluno durante a realização dos trabalhos propostos como: orais, escrita, produção de texto, nas confecções das dobraduras, painéis, pesquisa e observando as habilidades de cada um.

Um comentário:

  1. Amei a idéia, em especial para hj. Dia Nacional da poesia. aqui na nossa cidade (Natal/Rn valorizamos muito a poesia. hj é um dia onde as Escolas, praças, bares, ônibus, trens e outros mais ficam bem mais coloridos. e as pessoas respiram 24 horas de poesia. bjus poeticos para você.
    Agslene. Professora de ed. infantil.

    ResponderExcluir